(PT) A entrada da nova sócia Isadora Schwartzmann reforça a prática corporativa e ampliação do escritório
Sorry, this entry is only available in PT.
Read more
Na última quinta-feira (13), a lei federal nº 14.620/23 trouxe duas novidades para a execução de títulos extrajudiciais.
Ela incluiu um novo parágrafo (§ 4º) no art. 784 do Código de Processo Civil Brasileiro, que coloca fim a uma antiga discussão, no tocante à eficácia executiva de documentos assinados eletronicamente e certificados por entidades não credenciadas na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (“ICP – BRASIL”), passando, assim, a lei, a admitir qualquer modalidade de assinatura eletrônica, inclusive aquelas certificadas por ferramentas de mercado e de empresas não credenciadas na ICP – BRASIL.
Ou seja, a assinatura eletrônica certificada por uma entidade não credenciada, não retira a eficácia executiva do título e ele pode ser normalmente executado em juízo; o que já era indiretamente admitido na jurisprudência e de maneira um pouco mais restrita e condicionada no § 2º do art. 10 da Medida Provisória nº 2.200/2021.
Além dessa primeira alteração, o § 4º também dispensa a habitual exigência da assinatura das “duas testemunhas” – geralmente adotada na formalização de instrumentos particulares e com o intuito de garantir a eficácia executiva do título – quando a integridade do arquivo for conferida por um provedor de assinatura eletrônico.
Inovação que traz segurança e valida a utilização de plataformas de assinatura virtual e que moderniza o processo de execução.
Nada mais do que o direito reconhecendo os avanços da tecnologia e as novas formas de contratação, num mundo cada vez mais digital.
A lei federal nº 14.620/23 também traz alterações significativas, em questões de desapropriação, adoção de patrimônio de afetação para loteamentos e redução de 4% para 1% da tributação de incorporações imobiliárias submetidas ao regime especial de tributação (RET), que serão tratadas em outra publicação.
Sorry, this entry is only available in PT.
Read moreSorry, this entry is only available in PT.
Read more